A spirulina é uma cianobactéria, descendente de uma das formas mais antigas de vida no planeta. Também conhecida como alga-azul, é consumida pela humanidade há mais de 2 mil anos. Extremamente nutritiva, foi eleita pela OMS como "alimento do milénio" por conter mais de 50 nutrientes essenciais ao organismo. Essa alga é rica em minerais, sendo considerada a maior fonte de ferro existente no mundo. Cerca de 60% a 70% do seu peso é composto por proteína, sendo muito superior à carne (15% a 25%) e à soja (35%)
Benefícios da Spirulina:
- Perda de peso: contém uma substância chamada fenilalanina, que estimula a saciedade. Quando consumida, ela forma uma espécie de gel no estômago, que desacelera o esvaziamento gástrico e diminui a fome, levando à perda de peso. Para atingir esse objectivo, o consumo deve ser feito antes das refeições.
- Ganho massa muscular (Rica em proteínas): com cerca de 60-70% de proteína é excelente para o ganho de massa muscular por parte de desportistas. E é um excelente substituto da proteína animal.
- Antioxidante: Um artigo europeu publicado na revista científica online Real Raw Food afirma que três gramas de spirulina têm mais antioxidantes e anti-inflamatórios do que cinco porções de frutas e vegetais. De acordo com os autores, comparando os níveis de fitonutrientes (antioxidantes encontrados em vegetais, também conhecidos como isoflavonas, carotenoides, e flavonoides), a spirulina é 31 vezes mais potente do que o mirtilo, 60 vezes mais potente do que o espinafre e 700 vezes mais potente que a maçã. Os antioxidantes ajudam a combater os radicais livres e auxiliam nos processos inflamatórios, ajudando a manter a pele jovem e prevenindo doenças como o cancro.
- Cálcio: O cálcio é um importante aliado no fortalecimento dos ossos, contribuindo na prevenção da osteoporose.
- Diminui colesterol: a spirulina contém ácidos gordos essenciais da família do ómega 6 que notoriamente ajuda a reduzir e prevenir o acumulo de colesterol.
- Grande quantidade de Betacarotenos: A spirulina apresenta quantidades significativas de betacaroteno, substância que pode ser convertida em vitamina A. A vitamina, por sua vez, ajuda na produção e manutenção dos fios de cabelo, dentes, gengiva, glândulas, membranas, mucosas, olhos e pele.
- Ajuda em caso de anemias: A sua grande percentagem de ferro, actua no transporte de oxigénio no organismo e previne problemas como anemia, dor de cabeça e cansaço.
- Fortalece sistema imunitário: a presença de Zinco e outros minerais são essenciais para o funcionamento e fortalecimento do sistema imunitário e anti-inflamatório.
Contra-indicações
Apesar da spirulina ser um produto 100% natural, apresenta algumas contra-indicações importantes. Assim, não aconselhamos o seu consumo por doentes auto-imunes, que tomem anticoagulantes, com alergia a marisco ou iodo, doentes com problemas renais e grávidas. Crianças devem ter o seu consumo sempre acompanhado por um pediatra.